Alface/Cepea: Clima e baixa demanda mantêm preços em queda no cinturão verde…
O mercado de alface continua em ritmo lento em Ibiúna e Mogi das Cruzes (SP). Levantamentos do Hortifrúti/Cepea mostram que, nesta semana (15 a 19/09), os preços caíram, se aproximando dos custos de produção. Em Ibiúna, a crespa foi comercializada à média de R$ 10,86/cx com 20 unidades (-4,3%), e, em Mogi das Cruzes, a R$ 14,80/cx com 20 unidades (-1,3). As quedas estão atreladas à maior oferta e à demanda retraída. As temperaturas mais altas têm acelerado o ciclo das folhosas e elevado o volume disponível; com as vendas lentas, registra-se acúmulo de produto nas roças.
Em Mogi, as chuvas insuficientes também preocupam produtores – no início desta semana, foram apenas 5 mm na região. Esse cenário e a consequente baixa disponibilidade de água nos reservatórios já vêm limitando o ritmo de plantios, além de afetar os demais elos da cadeia. Viveiristas locais relatam que parte das mudas em ponto de plantio deve ser perdida, justamente pela redução de compra dos produtores.
De acordo com a Climatempo, são previstas chuvas acima de 20 mm nas regiões paulistas a partir da próxima segunda-feira (22), o que deve trazer algum alívio ao setor, mas com investimentos ainda contidos – tanto pela questão de mão de obra escassa, quanto pelos baixos patamares de preços.

