Chuvas acima de 200 mm atingirão o Brasil nesta semana, alerta Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê uma semana de condições climáticas marcantes em todo o Brasil, com destaque para calor, chuvas volumosas e baixos índices de umidade em várias regiões do país.
Região Norte
Na Região Norte, áreas de instabilidade devem se concentrar em grande parte dos estados, especialmente Amazonas, Acre, norte de Rondônia, sul de Roraima e sudoeste do Pará, com volumes de chuva podendo superar 100 mm em alguns pontos.
Em contraste, Amapá, Tocantins e regiões norte e leste do Pará terão precipitação média abaixo de 10 mm, com chuvas isoladas. A umidade relativa do ar tende a permanecer elevada na maior parte da região, mas poderá ficar abaixo de 30% em pontos específicos.
Chuvas no Nordeste
No Nordeste, as chuvas serão isoladas, principalmente em áreas litorâneas da Bahia, Sergipe e Alagoas, além de pancadas localizadas no centro-norte do Maranhão. Os maiores acumulados não devem ultrapassar 10 mm, enquanto a umidade relativa do ar poderá cair abaixo de 30%, chegando a menos de 20% no oeste da Bahia.
Acumulados acima de 100 mm
Na Região Centro-Oeste, Mato Grosso terá chuvas bem distribuídas, com volumes abaixo de 100 mm até o dia 31, aumentando gradualmente no centro-sul do estado para até 60 mm. No Mato Grosso do Sul, os acumulados podem superar 100 mm, e no sul de Goiás, até 60 mm. O Distrito Federal terá aumento das chuvas em forma de pancadas, com umidade relativa em torno de 30% em áreas do leste de Mato Grosso, norte de Goiás e no DF.
Precipitações volumosas no Sudeste
O Sudeste registrará precipitações volumosas, com acumulados superiores a 80 mm em São Paulo e Rio de Janeiro, e mais de 200 mm no centro-sul de Minas Gerais, devido à aproximação de sistemas frontais. Entretanto, o interior de São Paulo e Minas Gerais terá baixos índices de umidade, abaixo de 30%. As temperaturas máximas variam entre 16°C e 30°C, dependendo da região, com mínimas entre 14°C e 18°C no leste da região.
Frio no Sul
Na Região Sul, a chuva ocorrerá em episódios, inicialmente no litoral, avançando pelo oeste ao longo da semana, com acumulados que podem ultrapassar 150 mm no Paraná. As temperaturas máximas iniciarão amenas, entre 14°C e 26°C, e vão se elevar progressivamente para 26°C a 28°C.
As mínimas variam de 8°C a 18°C, com possibilidade de geada nas regiões serranas até o amanhecer do dia 30. A umidade relativa do ar ficará abaixo de 40% em alguns períodos.
E as temperaturas?
Quanto às temperaturas, o centro-norte do país terá máximas elevadas, enquanto a primeira metade da semana no Sul e leste de São Paulo terá temperaturas mais baixas devido à incursão de uma frente fria, seguida por elevação gradual nos demais dias. No Norte, as máximas podem superar 34°C, com mínimas entre 24°C e 26°C.
No Centro-Oeste, o calor aparece com força, com máximas de 30°C a 36°C e mínimas de 12°C a 24°C. No Nordeste, máximas acima de 36°C em áreas do oeste da Bahia, interior do Maranhão e do Piauí, e mínimas entre 16°C e 26°C.

