quinta-feira, outubro 30, 2025
News

Plantio antecipado da soja no Oeste da Bahia cresceu 330% em 5 anos


O plantio antecipado das áreas de soja na Bahia, teve um aumento de 330,9% em 5 anos, na região Oeste do estado. Nesta safra 2025/2026, a portaria nº 047 de 06 de junho de 2025, da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), estabeleceu a antecipação em caráter excepcional entre os dias 25 de setembro a 07 de outubro.

De acordo com o primeiro boletim de safra divulgado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), o principal destaque foi o incremento de 35% de área quando comparado a safra anterior, o que corresponde a 150 mil hectares para antecipação do plantio da oleaginosa.

crescimento plantio antecipado no Oeste da Bahia, dados da Aiba
Foto: Divulgação/Aiba

Além disso, para a janela de plantio convencional, muitos produtores já iniciaram as operações de semeadura em municípios das microrregiões do Oeste da Bahia.

A previsão é que a safra 2025/26 alcance um novo recorde com 2,218 milhões hectares e 9,049 milhões de toneladas da oleaginosa, um aumento de 3,9%.

A associação também informou que o Núcleo de Agronegócio continua prestando serviços de análise de fertilizantes e arbitragem no processo de classificação de grãos nas propriedades rurais durante essa safra.

Ritmo da semeadura

Ainda de acordo com o boletim, até o momento, aproximadamente 385 mil hectares foram plantados, os quais representam 17,4% da área total estimada.

O ritmo de semeadura está avançado em comparação à safra anterior, beneficiado pela ampliação da janela de cultivo da safra 2025/26 no estado.

No entanto, apesar dos cenários otimistas, as altas temperaturas influenciaram a decisão de alguns produtores em não semear toda a área irrigada.

As previsões, entretanto, indicam que o ritmo da operação deve diminuir nos próximos dias, em função da previsão de estiagem, nas próximas duas semanas.


Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Siga o Canal Rural Bahia no Instagram e nos envie uma mensagem.





Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *