quinta-feira, outubro 30, 2025
News

Plantio de soja avança em MS e atinge 30,9%, aponta Aprosoja estadual



O plantio da safra de soja 2025/26 em Mato Grosso do Sul alcança 30,9% da área total estimada, o equivalente a aproximadamente 1,4 milhão de hectares, informou a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja MS). A região sul lidera a semeadura, com 40,3% da área plantada, seguida pela região centro, com 17,7%, e norte, com 13,3%, segundo levantamento do Projeto Siga/MS, executado pela entidade, com dados até a última sexta-feira (17).

  • Confira as notícias mais recentes sobre a soja: participe da comunidade Soja Brasil! 

O ritmo está ligeiramente abaixo do registrado no mesmo período da safra passada, quando o plantio atingia 32%, mas supera em 10 pontos percentuais a média dos últimos cinco anos, de 21%. O avanço é atribuído principalmente ao bom volume de chuvas na região sul, que concentra a maior área cultivada do estado.

“O comportamento climático nas próximas semanas será determinante para o avanço da semeadura, especialmente nas regiões centro e norte, onde a umidade do solo ainda é limitada. Os produtores têm adotado estratégias como o escalonamento do plantio para reduzir riscos diante das incertezas meteorológicas”, explicou o assessor técnico da Aprosoja/MS, Flávio Faedo Aguena.

Expectativa para a safra de soja

Para esta safra, a expectativa é de crescimento de 5,9% na área cultivada, totalizando 4,79 milhões de hectares. A produtividade média prevista é de 52,8 sacas por hectare, com produção estimada em 15,2 milhões de toneladas. O valor médio da soja está em R$ 125,06 por saca, segundo a Aprosoja/MS.

Comercialização

A comercialização da safra 2024/25 no estado chegou a 94%, conforme levantamento da Grãos Corretora até 20 de outubro, avanço de quatro pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado. Já a venda antecipada da nova safra 2025/26 alcançou 15%, de acordo com dados da Aprosoja/MS.

O monitoramento técnico da entidade indica baixa incidência de plantas daninhas e pragas nas lavouras acompanhadas até o momento. A previsão climática aponta, contudo, para uma distribuição irregular das chuvas nos próximos meses, sob possível influência do fenômeno La Niña, de intensidade fraca a moderada.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *