terça-feira, outubro 28, 2025
AgroNewsPolítica & Agro

SICONBIOL 2025 abre em Gramado debatendo inovação e futuro no controle biológico



O evento se estende até 18 de setembro no ExpoGramado.



Foto: Pixabay

Iniciou nesta segunda-feira (15.09) em Gramado (RS) o 18º Simpósio de Controle Biológico (SICONBIOL), que reúne pesquisadores, produtores e gestores para debater ciência, bioinsumos e inovações no setor. O evento se estende até 18 de setembro no ExpoGramado.

O SICONBIOL é reconhecido como o maior simpósio latino-americano dedicado ao controle biológico, organizado por Embrapa Clima Temperado, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento Edmundo Gastal (FAPEG).  Nesta edição, o tema central é “O Futuro do Controle Biológico é Feito de Ciência e Inovação”, enfatizando a convergência entre pesquisa, tecnologia aplicada e práticas sustentáveis. 

Entre as atividades previstas estão palestras técnicas, mesas-redondas, arenas temáticas e espaços com expositores de bioinsumos, biotecnologia e serviços relacionados.  O público inclui pesquisadores, estudantes, produtores agrícolas, consultores, empreendedores, investidores, agentes públicos e interessados em inovação científica aplicada à agricultura e saúde. 

O setor de bioinsumos e controle biológico tem registrado crescimento e interesse crescente no Brasil, tanto por razões ambientais quanto econômicas. A expectativa é que esse simpósio impulsione a troca de conhecimento e acelere a adoção de técnicas e produtos que reduzam o uso de insumos químicos, promovendo mais sustentabilidade. 

Espera-se que Gramado se transforme em um hub para inovações práticas e pesquisa aplicada em controle biológico. Os próximos dias reforçarão as políticas de estímulo ao setor, parcerias e impulsionar tecnologias que podem alterar práticas agrícolas e de saúde em larga escala. Para produtores e gestores, o evento trará novas alternativas e reforçará o papel estratégico do controle biológico como elemento chave na agropecuária sustentável.

 





Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *