‘Estamos fazendo isso porque eu posso’, diz Trump sobre tarifaço contra o Brasil
Durante entrevista coletiva na terça-feira (15), o presidente Donald Trump disse que decidiu impor tarifas de 50% sobre a importação de produtos brasileiros porque “pode fazer isso” e quer “dinheiro entrando” no país. A resposta do republicano veio após ser questionado o motivo de aumentar as tarifas de importação mesmo os EUA tendo superávit na balança comercial com o Brasil
“Estamos fazendo isso porque eu posso fazer. Ninguém mais seria capaz”, disse Trump no gramado da Casa Branca. “Temos tarifas em vigor porque queremos tarifas e queremos o dinheiro entrando nos EUA. Porém, o mais importante não é dinheiro há dois aspectos na tarifas . Há o dinheiro que entra. Outro aspecto é que, em vez de pagar a tarifa, o país ou a empresa construirá nos EUA, fabricará seu produto nos EUA, e isso gera empregos”, acrescentou.
Brasil sob investigação
A pedido de Trump, o governo norte-americano abriu contra o Brasil uma investigação por “práticas comerciais desleais”. O anúncio foi feito na terça-feira (15) por meio de um documento oficial do Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês)
“O USTR detalhou as práticas comerciais desleais do Brasil que restringem a capacidade dos exportadores americanos de acessar seu mercado há décadas no Relatório Nacional de Estimativa de Comércio (NTE). Após consultar outras agências governamentais, assessores credenciados e o Congresso, determinei que as barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil merecem uma investigação completa e, potencialmente, uma ação corretiva”, diz trecho do documento.
Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
A legislação dos EUA permite que o país adote medidas para tentar corrigir práticas comerciais desleais, como a aplicação de tarifas ou sanções contra o país alvo da investigação. O presidente norte-americano já havia mencionado a investigação na carta em que anunciou a tarifa de 50% sobre exportações brasileiras.
Para justificar a taxação, o documento mistura alegações comerciais e políticas , incluindo um suposto déficit comercial dos EUA com o Brasil. No entanto, desde 2009, os EUA tem superávit na balança comercial com o Brasil, de acordo com informações do governo federal.