Vazio sanitário começa em 26 de junho na Bahia
“O Vazio Sanitário é uma ferramenta indispensável”
Agrolink
– Leonardo Gottems

“O Vazio Sanitário é uma ferramenta indispensável” – Foto: Pixabay
O Vazio Sanitário da soja começa em 26 de junho no Cerrado baiano e seguirá até 7 de outubro de 2026. A medida busca interromper o ciclo da ferrugem asiática, reduzir riscos fitossanitários e preparar as áreas para a safra 2026/2027.
Durante o período, fica proibido cultivar ou manter plantas vivas de soja nas propriedades rurais da Região I, formada por Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, São Desidério, Formosa do Rio Preto, Correntina, Riachão das Neves, Cocos e Santa Maria da Vitória. O calendário foi definido pela Portaria nº 40 da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia.
A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia intensificará as ações de orientação, monitoramento e acompanhamento técnico nas propriedades. O trabalho inclui a eliminação de plantas voluntárias de soja, conhecidas como tigueras, que podem hospedar o fungo causador da doença.
“O Vazio Sanitário é uma ferramenta indispensável para a manutenção da sanidade das lavouras e para a sustentabilidade da produção de soja. O cumprimento das normas, aliado ao trabalho de orientação realizado pelas equipes técnicas, contribui para reduzir a pressão de doenças, proteger a produtividade e garantir maior eficiência no manejo fitossanitário da próxima safra”, destaca o primeiro vice-presidente da Aiba e presidente do Conselho Técnico da entidade, Luiz Carlos Bergamaschi.
A nova regulamentação determina que essas plantas sejam destruídas em até 30 dias após a emergência ou até o estágio fenológico V4. Segundo a Aiba, o cumprimento da medida contribui para reduzir a presença de pragas e patógenos, evitar autuações e aumentar a eficiência do manejo na próxima safra. Na Região I, a semeadura da soja estará autorizada entre 8 de outubro e 31 de dezembro de 2026.

