segunda-feira, novembro 3, 2025
News

Tempestade com granizo e ventos acima de 100 km/h causa estragos no Paraná



Uma tempestade entre sexta-feira (31) e sábado (1º) provocou prejuízos significativos em praticamente metade do Paraná. Ventos acima de 100 km/h, granizo e volumes elevados de chuva afetaram lavouras, estradas e propriedades rurais.

De acordo com imagens enviadas pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), várias cidades seguem com fornecimento de energia interrompido, pontes danificadas e mais de 12 mil quilômetros de estradas rurais comprometidos.

Cidades mais atingidas

No município de Toledo, na região oeste, uma propriedade de suínos foi tomada pela água. O Simepar registrou cerca de 70 milímetros de chuva em menos de uma hora. Outros municípios, como Campo Mourão e Santa Helena, sofreram alagamentos e danos provocados pelo granizo.

Na cidade de Entre Rios, rajadas de vento destruíram um barracão rural. O rompimento de um pilar da estrutura causou prejuízos aos maquinários armazenados. Em diversas cidades, árvores caíram e galpões foram danificados em áreas rurais.

Setor agropecuário em alerta

Vários municípios decretaram estado de calamidade. Com o solo ainda muito úmido e previsão de novas instabilidades nos próximos dias, produtores e autoridades seguem em alerta no Paraná.

O presidente interino do Sistema Faep, Ágide Eduardo Meneguette, afirma que a entidade acompanha com atenção a situação dos produtores que tiveram propriedades afetadas pela tempestade do fim de semana. “É uma empresa a céu aberto. É difícil trabalhar, planejar e ver a chuva destruir tudo”, diz. Segundo ele, a Faep continua em busca de mecanismos para auxiliar o produtor rural.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *