Temporais e ventos de mais de 50 km/h atingem o Sul e avançam para outras regiões do país

Outubro se encaminha para a reta final. Nesta terça-feira (28), o alerta principal é para a presença de um cavado meteorológico e o avanço de uma frente fria. Segundo a Climatempo, esses dois fatores vão manter o tempo instável em parte dos três estados da região Sul.
Há risco de temporais, ventos acima de 50 km/h e trovoadas em áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Nordeste e Norte, o calor intenso e a baixa umidade continuam sendo destaque. Confira a previsão do tempo completa para todas as regiões do país:
Sul
As pancadas de chuva começam a ganhar força ainda no período da manhã, e ganham força na parte da tarde. No Rio Grande do Sul, a chuva deve variar entre fraca e moderada intensidade, com potencial para intervalos de chuva localmente fortes, entre o noroeste, norte, região central e vales. Já entre a região metropolitana de POA, o litoral norte e a serra, não está descartada a ocorrência de eventuais temporais localizados ou chuva mais forte com volumes mais elevados.
Nas demais regiões, condições apenas para chuviscos pontuais. Além disso, os ventos também são destaque durante o dia e podem superar os 50 km/h em parte do oeste e da campanha gaúcha. Já entre os estados de Santa Catarina e do Paraná, haverá risco de chuva forte ou até mesmo temporais no decorrer das horas – acompanhados por raios e rajadas de vento.
Sudeste
No Sudeste, o deslocamento da frente fria e do cavado meteorológico em níveis médios da atmosfera deve reforçar as instabilidades em todos os estados. A chuva começa ainda cedo e deve se espalhar no decorrer das horas, ganhando força em diversos pontos de São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais — não sendo descartados eventuais temporais.
No Espírito Santo e nos vales mineiros, pode chover de forma isolada, devido ao avanço de umidade marítima. Na metade norte de Minas Gerais, o tempo segue mais aberto e as temperaturas continuam significativamente elevadas no decorrer das horas, ainda com tarde marcada pelo alerta de baixa umidade do ar.
Centro-Oeste
Na região Centro-Oeste, o deslocamento da frente fria ainda deverá redirecionar o fluxo de umidade sobre parte da região, alimentando assim a formação de instabilidades em Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e Mato Grosso. As pancadas de chuva começam a ganhar força no final da manhã, e haverá risco de chuva forte e até mesmo temporais no decorrer da tarde, com raios e rajadas de vento.
Mesmo com a chuva, o tempo segue bastante abafado em toda a região. Já na metade leste mato-grossense, na maior parte de Goiás e no Distrito Federal, o predomínio ainda será de tempo firme ao longo do dia, com calor intenso e alerta para baixa umidade do ar.
Nordeste
No Nordeste, a circulação de ventos marítimos incidentes sobre a costa deverá manter a condição de tempo instável sobre a costa leste, entre o litoral da Bahia e do Rio Grande do Norte. No litoral baiano e pernambucanos, não estão descartados intervalos com chuva mais forte. A chuva pode avançar também para áreas do agreste da Bahia, com até moderada intensidade. Nas demais regiões do interior nordestino, o tempo segue firme e o destaque continua sendo o calor intenso e a alerta de baixa umidade do ar.
Norte
Na região Norte, a presença de umidade, calor e perturbações em níveis mais elevados da atmosfera vai continuar sustentando a formação de nuvens carregadas no Amazonas, Acre, Rondônia e em alguns pontos do sul de Roraima e do sudoeste do Pará. Nessas áreas, há risco de chuva forte ou até mesmo temporais localizados. No restante do Pará, de Roraima, no Amapá e Tocantins, o tempo segue mais aberto ao longo do dia, com bastante calor e algumas variações de nebulosidade.

