terça-feira, outubro 28, 2025
News

Nelore vermelho existe ou é mito? Entenda as variações de cor da raça mais criada no Brasil



A dúvida surgiu no campo e é mais comum do que parece: existe mesmo Nelore vermelho? A resposta é sim. Embora a pelagem branca seja a mais conhecida e predominante, o Nelore pode apresentar variações de cor, inclusive tons avermelhados e manchados, conforme explicação da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Ao programa Giro do Boi, o gerente executivo da ACNB, André Locateli, afirmou que a raça possui ampla variação dentro dos padrões oficiais reconhecidos para registro genealógico.

“A pelagem mais comum da raça Nelore é a branca ou cinza, com variações de tonalidade. Os machos adultos, por exemplo, tendem a apresentar regiões mais escuras no pescoço e nas extremidades”, explica Locateli.

Confira:

Apesar disso, o especialista destaca que o registro de animais com pelagem vermelha também são permitidos, assim como pintados ou manchados, seja de vermelho ou preto — os chamados Nelore Pintado, que vêm ganhando destaque entre criadores e compradores.

“É possível e permitido o registro de animais com pelagem vermelha ou pintada. Esses tipos têm sido muito procurados nos últimos anos”, afirma o representante da ACNB.

Ainda assim, Locateli ressalta que a maioria dos rebanhos brasileiros continua composta pelos tradicionais Nelores de pelagem branca ou acinzentada, marca visual que se tornou símbolo da pecuária de corte no país.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *