sábado, outubro 25, 2025
News

Produtores de aves e suínos devem redobrar cuidados com calor, diz especialista



Produtores de aves e suínos enfrentam a necessidade de redobrar os cuidados com o manejo devido à previsão de temperaturas acima de 35 °C nas próximas semanas. As regiões mais afetadas incluem o Centro-Oeste e o interior de São Paulo.

O meteorologista Arthur Muller, do Canal Rural, destacou que a onda de calor deve impactar áreas como Tangará da Serra (MT), onde as temperaturas podem chegar a 36 °C entre sexta e sábado (25 e 26 de outubro). Esse nível é considerado estressante para aves e bovinos em confinamento.

No Mato Grosso do Sul, Sidrolândia também deve registrar calor intenso até o fim de semana, com temperaturas em torno de 30 °C. No interior de São Paulo, em Itapetininga, os termômetros devem registrar até 34 °C, com uma queda esperada após a chegada da frente fria, que trará chuvas e máximas de 26 °C.

Impactos no manejo

“Essa variação de temperatura impacta diretamente na imunidade dos animais. O calor excessivo seguido de queda brusca pode comprometer o desempenho das aves e aumentar o risco de doenças”, alertou Muller.

Adriano da Silva, extensionista da Seara, informa que os primeiros sinais de desconforto térmico nas aves incluem ofegação, apatia e redução do consumo de ração. “O ideal é que, nos horários de maior calor, as aves estejam sob ventilação máxima, com bom controle das cortinas e uso adequado da nebulização”, ressaltou.

Estratégias preventivas

Os especialistas destacam que a combinação entre previsões meteorológicas e manejo preventivo é a melhor estratégia para evitar perdas produtivas durante o período mais quente da primavera. A atenção deve ser constante para garantir o bem-estar e o desempenho das aves e suínos.

Com informações de: interligados.canalrural.com.br.

Publicado com auxílio de inteligência artificial e revisão da Redação Canal Rural.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *