sábado, julho 26, 2025
News

Avanço de frente fria provoca chuva forte e ventos de até 70 km



O tempo fica instável nesta sexta-feira (25) entre o norte do Rio Grande do Sul e o leste do Paraná, com previsão de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade. A instabilidade é provocada pela atuação de um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai. O destaque fica para o norte do Paraná, onde o sol predomina e a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 30%. Outro ponto importante é o vento no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com rajadas entre 40 e 50 km/h e picos de até 70 km/h no litoral norte gaúcho.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

No Sudeste, o vento úmido que sopra do mar para o continente favorece a ocorrência de pancadas isoladas de chuva entre o centro e o litoral de São Paulo. Com o avanço de uma frente fria, o tempo se torna mais instável no sudeste de Minas Gerais, estado do Rio de Janeiro e extremo sul do Espírito Santo, com previsão de pancadas irregulares, localmente fortes. Entre o oeste de São Paulo e o centro-oeste de Minas, o predomínio é de tempo seco, com umidade relativa do ar abaixo de 30%.

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

O tempo segue firme no Centro Oeste com o clima muito seco em Goiás e no norte e interior de Mato Grosso. Já no extremo sul de Mato Grosso do Sul, pode chover de forma isolada, mas sem risco de temporais. Nas demais áreas do estado, o tempo permanece firme e seco, com umidade relativa do ar abaixo de 30%. O alerta maior é para a faixa que vai do norte de Mato Grosso do Sul ao norte de Goiás, passando pelo leste de Mato Grosso, onde a queda da umidade é mais significativa, ficando abaixo de 20%.

Enquanto no Nordeste, a chuva permanece concentrada no litoral, com atenção para o sul e leste da Bahia e também entre o litoral de Alagoas e o Rio Grande do Norte. Nessas áreas, as pancadas podem ser de intensidade moderada a forte, associadas ao calor e à entrada de ventos úmidos do oceano. No interior, o tempo segue firme e seco, com baixa umidade relativa do ar. O destaque fica para o oeste da Bahia, sul do Piauí e sul do Maranhão, onde a umidade cai abaixo de 20%.

Na Região Norte, há previsão de chuva forte entre Amazonas, Roraima e Amapá, com possibilidade de temporais no norte de Roraima. Em Manaus e Belém, as pancadas ocorrem de forma mais isolada e irregular. Já no sul de Rondônia e em Tocantins, o tempo segue seco, com alerta para umidade muito baixa em Palmas.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *