Colheita do milho avança, mas há piora nas lavouras
Geadas afetam lavouras de milho no Paraná
Agrolink
– Seane Lennon
Foto: Agrolink
O Boletim de Conjuntura Agropecuária, divulgado nesta quinta-feira (10) pelos analistas do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), informa que a colheita da segunda safra de milho 2024/25 já alcançou 29% da área estimada no Paraná. Esse percentual é superior à média das últimas cinco safras para o mesmo período, que era de aproximadamente 20%.
Apesar do avanço no ritmo da colheita, as condições das lavouras que ainda aguardam a colheita apresentaram nova piora. “Na semana passada, 68% das áreas estavam classificadas como boas. Agora, esse número caiu para 64%”, aponta o boletim. As lavouras em condição mediana passaram de 18% para 20%, enquanto as áreas em situação considerada ruim aumentaram de 14% para 15%.
Segundo os técnicos do Deral, a queda na qualidade das lavouras pode estar diretamente relacionada às geadas registradas no final de junho, que atingiram parte das regiões produtoras. A expectativa do setor é que as próximas semanas tragam avaliações mais precisas sobre os impactos das intempéries na produtividade do cereal.