domingo, julho 6, 2025
AgroNewsPolítica & Agro

fruta tropical domina exportações do país



São Paulo é o 3º maior produtor de manga do país




Foto: Divulgação

A manga se consolidou como a fruta fresca mais exportada pelo Brasil em 2024, segundo dados da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura (SCRI/Mapa). O desempenho reforça o papel de destaque da cultura no setor agropecuário e na balança comercial brasileira.

O estado de São Paulo tem papel central nessa cadeia produtiva. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023, São Paulo ocupou a terceira colocação entre os maiores produtores nacionais, com uma safra de 212.225 toneladas — o que representou 12,1% da produção nacional da fruta.

Levantamento realizado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), vinculados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, apontou que quatro regiões concentraram a maior parte da produção estadual em 2024. A região central liderou, com 2,4 milhões de toneladas, seguida por Ribeirão Preto (2,1 milhões), São José do Rio Preto (750,7 mil) e Barretos (655,5 mil). Juntas, essas áreas responderam por 82,8% da produção total no estado.

O valor da produção de manga em São Paulo foi estimado em R$ 489 milhões em 2024, o que a posiciona como a sexta fruta fresca mais valiosa do estado em termos econômicos.

“A manga vem ganhando espaço tanto no mercado interno quanto no externo, não apenas pelo sabor, mas também por sua versatilidade e valor nutricional”, destacou a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Originária do sul da Ásia, a manga tornou-se uma fruta tropical de ampla aceitação no Brasil, onde encontra condições climáticas favoráveis para seu cultivo em larga escala.





Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *