sábado, julho 5, 2025
News

Senar promove conhecimento e saúde à população rural no Amazonas



O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Amazonas) promoveu, no fim de junho, uma mobilização voltada à população rural, com atendimentos de saúde e atividades de capacitação técnica. Esta iniciativa faz parte da agenda do Sistema FAEA/SENAR-AM para fortalecer o bem-estar e o desenvolvimento produtivo no interior do estado.

As atividades aconteceram de forma integrada, com a união de atendimento em saúde preventiva e ações voltadas à piscicultura. De um lado, a população teve acesso a uma série de serviços médicos e orientações de bem-estar e, de outro, produtores participaram de um Dia de Campo com foco em boas práticas na criação de peixes.

O encontro reuniu técnicos, lideranças e criadores da região, que acompanharam demonstrações práticas em três estações temáticas: gestão de indicadores e uso de aplicativo, técnicas de biometria e estratégias de sanidade. Com apoio da equipe do Senar, os participantes puderam conhecer métodos modernos para aumentar a produtividade e a eficiência no manejo.

Na área da saúde, os atendimentos ocorreram em uma unidade básica local, com oferta de consultas em clínica geral, odontologia, fisioterapia e psicologia. A comunidade também teve acesso a exames rápidos, vacinação, aferição de pressão e glicemia, além de agendamentos para procedimentos como vasectomia, laqueadura e implantação de DIU. Ao todo, foram realizados mais de 240 atendimentos, ultrapassando a meta prevista.

O presidente do Sistema Faea/Senar, Muni Lourenço, destacou que a piscicultura tem papel estratégico no Amazonas e que ações como essa reforçam o poder transformador da assistência técnica. “Estamos levando informações valiosas para o produtor rural, sempre com foco em sustentabilidade e resultados”, disse.

A programação incluiu ainda visitas técnicas a propriedades atendidas pelo Projeto ATeG Total. Um dos destaques foi o relato da piscicultora Roseína Braga, que enfrentou uma crise na criação por conta da qualidade da água. Com orientação rápida da equipe técnica do SENAR, ela conseguiu reverter o problema e recuperar sua produção de tambaqui. “Hoje minha criação está 100%”, celebrou.

As informações foram divulgadas pela Confederação da Agricultura e Pecuária Nacional (CNA).



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *