Plano ABC+RS discute manejo e tecnologias para reduzir emissões no campo

O Grupo Gestor Estadual do Plano ABC+ do Rio Grande do Sul e o Ministério da Agricultura promoveram, nesta terça-feira (23), o pré-evento da 4ª Reunião Nacional do Plano ABC+. Realizado em formato virtual, o encontro reuniu pesquisadores, técnicos, gestores públicos e representantes de instituições ligadas à agropecuária de todo o país para discutir avanços, desafios e perspectivas da agricultura de baixa emissão de carbono.
Durante o evento, o professor Cimélio Bayer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), apresentou avanços recentes na geração de fatores de emissão de gases de efeito estufa para as regiões tropical e subtropical brasileiras. Já o professor Sandro Giacomini, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mostrou dados sobre manejo de dejetos de animais e uso de plantas de cobertura para mitigar emissões em sistemas de plantio direto.
Segundo o coordenador do Plano ABC+RS, Jackson Brilhante, os dois pesquisadores são referências nacionais na geração de dados sobre gases de efeito estufa no setor agropecuário e contribuem para o trabalho do grupo gestor estadual. Na avaliação dele, a pesquisa reforça o papel da agricultura nas soluções climáticas.
Receba no seu e-mail as notícias mais importantes do dia, análises de mercado e os principais fatos que movimentam o agronegócio: assine a newsletter do Canal Rural
Um dos pontos centrais do debate foi a contribuição da agropecuária para as emissões de gases de efeito estufa no Brasil e no Rio Grande do Sul. Os palestrantes destacaram que o setor também apresenta potencial para capturar carbono e reduzir impactos ambientais com a adoção de tecnologias sustentáveis promovidas pelo Plano ABC+, como sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e manejo conservacionista do solo.
O uso mais eficiente de fertilizantes nitrogenados também entrou na pauta. Estudos apresentados no encontro indicaram que práticas adequadas de manejo podem reduzir de forma significativa as emissões associadas ao nitrogênio, ao mesmo tempo em que mantêm ou ampliam a produtividade agrícola.
O coordenador nacional do Plano ABC+, Rodrigo Dantas, afirmou que as tecnologias apresentadas podem ajudar a solucionar práticas do dia a dia do programa e ampliar a inserção do tema nas questões emergentes do agro.
O pré-evento integrou a preparação para a 4ª Reunião Nacional do Plano ABC+ e teve transmissão pelo canal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi) no YouTube.
Fonte: agricultura.rs.gov.br
O post Plano ABC+RS discute manejo e tecnologias para reduzir emissões no campo apareceu primeiro em Canal Rural.

