Plantio da de soja está atrasado em MG; sojicultores esperam por chuvas

O plantio da safra 2025/26 de soja em Patos de Minas, no centro-oeste de Minas Gerais, está atrasado em relação ao mesmo período do ano passado e ainda não tem data para começar, segundo a Emater local.
- Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱
O engenheiro agrônomo Fernando José da Silva explica que os produtores de Patos de Minas já estão com as áreas preparadas para o cultivo nos 33 mil hectares previstos, mas a ausência de chuvas regulares impede o início da semeadura. Há expectativa de precipitações no fim de semana, o que pode permitir o avanço dos trabalhos.
Caso as condições climáticas melhorem, a expectativa é de que a produtividade média fique em torno de 3.900 kg/ha, desempenho semelhante ao da safra anterior.
Projeção para a soja em Minas Gerais
O levantamento da Safras & Mercado aponta que o plantio de soja em Minas Gerais deve alcançar 2,41 milhões de hectares na safra 2025/26, um aumento de 1,3% em relação aos 2,38 milhões de hectares da temporada passada.
A produção total mineira é estimada em 9,54 milhões de toneladas, crescimento de 1,8% sobre as 9,38 milhões de toneladas colhidas em 2024/25. O rendimento médio esperado é de 3.980 kg/ha, ligeiramente acima dos 3.960 kg/ha da safra anterior.
Segundo o último levantamento da Conab, a semeadura no estado está em 11,6%.

