quinta-feira, outubro 30, 2025
News

Arroz e trigo puxam crescimento das exportações de grãos da Argentina



As exportações argentinas de grãos registram forte crescimento em 2025. De janeiro a agosto, o arroz liderou a alta, com aumento de 91% em relação a igual período de 2024, seguido pelo trigo (40%), sorgo (26%), cevada e outros cereais (3%) e milho (1%). Os dados são da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do Ministério da Economia e foram divulgados nesta quinta-feira (9).

O avanço do arroz foi puxado pelo arroz descascado e pelo semibranqueado ou branqueado não parboilizado, enquanto no trigo se destacaram os grãos e a farinha. No caso do sorgo, entretanto, os grãos foram responsáveis pela expansão.

Principais parceiros dos “hermanos”

Entre os principais compradores dos grãos argentinos estiveram Vietnã, Brasil, Peru, Arábia Saudita, Argélia, Malásia, Chile, Egito, China e Indonésia. Alguns mercados apresentaram crescimento explosivo: Angola (+998%) e Bangladesh (+444%) nas compras de trigo; Líbano (+513%); Egito (+156%) no milho; e Quênia (+89%) no milho e trigo.

O governo argentino atribui o desempenho às medidas de incentivo adotadas para estimular o setor exportador, como eliminação de restrições e impostos sobre o arroz, redução de retenções sobre grãos e derivados, simplificação de registros, abertura de mercados (como trigo para a China e arroz em casca para o Panamá) e novas autorizações para eventos geneticamente modificados.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *