quinta-feira, julho 31, 2025
News

Lula diz que está tentando conversar com Trump, mas presidente dos EUA não quer



A dois dias do tarifaço, o presidente Lula declarou em entrevista ao jornal New York Times que tem tentado contato com o Donald Trump para falar sobre a tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras impostas pelos EUA, mas não tem obtido sucesso. De acordo com o presidente do Brasil, “ninguém quer conversar”.

Lula ainda disse ao jornal que designou o vice-presidente Geraldo Alckimin, e os ministros da Agricultura e da Fazenda para negociar com o governo norte-americano.

O chefe do Planalto destacou na conversa que a medida tomada pelos EUA deixa o Brasil “preocupado”, mas não com “medo”. “Nos sabemos o poder econômico dos EUA, reconhecemos o poderio militar dos EUA, reconhecemos a grandeza tecnológica dos EUA”, disse Lula. “Mas isso não nos deixa com medo.”, complementou

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

O mandatário brasileiro também destacou que é preciso encontrar um “meio termo” nas negociação com o governo de Trump. “Nas negociações políticas entre dois países, a vontade de nenhum deve prevalecer. Nós sempre precisamos encontrar um meio termo. Isso não é alcançado ‘estufando o peito’ e gritando coisas que você não pode entregar, nem abaixando a cabeça e simplesmente dizendo ‘amém’ a qualquer coisa que os Estados Unidos quiser”.

Discussão comercial

Sobre as ameaças do Donald Trump em relação a decisões do judiciário brasileiro, Lula disse que a Justiça é independente e que o presidente americano precisa separar política de questões econômicas.

“Eu acho que é importante que o Trump considere: se ele quer ter uma briga política, então vamos ter uma briga política. Se ele quer falar de comércio, então vamos sentar e conversar sobre comércio. Mas você não pode misturar os dois”.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *