Cerro Azul conquista Indicação Geográfica com a tangerina ponkan
Nesta terça-feira (29), a tangerina ‘Ponkan de Cerro Azul’, no Vale do Ribeira, Paraná (PR), recebeu o registro de Indicação Geográfica (IG) na categoria Indicação de Procedência (IP). O reconhecimento foi concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).
Desde 2023, o município tornou-se a ‘Capital Nacional da Ponkan’. Atualmente, responde por cerca de 10% da produção da fruta no Brasil. Além disso, a conquista da IG, reflete o trabalho iniciado em 2021, com a união de mais de 130 produtores locais.
Para esta conquista, o processo envolveu diagnóstico técnico feito pelo Sebrae/PR, mobilização dos agricultores e apoio da Prefeitura, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e da Associação Vale da Ponkan.
“Todo este esforço trouxe não só o reconhecimento por meio da Indicação Geográfica, mas o fortalecimento do capital social dos produtores e da economia de Cerro Azul”, afirma Ivan Silva Evangelista, consultor do Sebrae/PR.
- Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte a sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp


De acordo com o Inpi, este é o primeiro registro de IG para tangerina. A ‘Ponkan de Cerro Azul’ é doce e suculenta, com baixa acidez. Sua coloração mais alaranjada é influenciada pelas condições do solo e do clima da região.
A fruta tornou-se a sétima IG concedida ao Paraná em 2025. Com isso, o Estado passa a ter 21 Indicações Geográficas, empatando com Minas Gerais.