demanda mais aquecida aumenta preços do hidratado
Os preços do hidratado, que vinham em seguidas quedas desde o início de julho, voltaram a subir no mercado paulista na última semana. É isso o que apontam os levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
De acordo com o instituto, a demanda aqueceu em reflexo, sobretudo, da proximidade do retorno às aulas. Distribuidoras mostraram mais interesse em adquirir novos volumes após algumas semanas de baixa adesão.
Outro fator positivo é a chegada do E30 na gasolina a partir de 1º de agosto. O aumento do percentual de mistura de anidro de 27% para 30% na gasolina C foi aprovado em 25 de junho.
Números captados pelo Cepea mostram que a quantidade desse combustível negociada pelas usinas de São Paulo no spot vem crescendo nas últimas semanas. Assim, entre 21 e 25 de julho, o Indicador Cepea /Esalq do etanol hidratado para o estado de São Paulo fechou em R$ 2,5448/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins). Dessa forma, o aumento representa alta de 0,83% sobre o período anterior.
Para o anidro, o Indicador Cepea /Esalq registrou leve recuo de 0,12% no mesmo comparativo, a R$ 2,9168/litro, valor líquido de impostos (sem PIS/Cofins).
*Sob supervisão de Luis Roberto Toledo