Brasil trabalha para que China e UE voltem a comprar carne de frango, diz Mapa
O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Luis Rua, destacou que a retomada de mercados para a carne de frango do Brasil após o encerramento do caso de gripe aviária em granja comercial do Rio Grande do Sul está sendo positiva.
“Eu acho que o trabalho feito até agora, decorrido dois meses da ocorrência do caso isolado em Montenegro, é bastante positivo. O Brasil fez todo o trabalho técnico e depois todo o trabalho de negociações para que os países sentissem confiança em retornar ao Brasil. O país deu provas de que tem um sistema sanitário robusto”, disse.
Segundo Rua, a exportação de carne de frango foi retomada para praticamente todos os países. “Hoje temos um pouco mais de cinco países relevantes que ainda têm algum tipo de restrição à carne de frango. China, União Europeia e Chile são mercados que estamos trabalhando para o retorno”, ressalta.
De acordo com ele, o Brasil já enviou informações para a China a respeito do caso e foi feita uma solicitação de novos dados por parte da União Europeia e do Chile. “Deveremos ter, no curto prazo, a resolução desses problemas.”
Para Rua, a parceria entre governo e setor privado foi rápida, o que reforça a confiança de retomada dos mercados internacionais. “A gente espera que esses poucos que ainda
têm algum tipo de restrição possam rapidamente voltar”, afirma.
O secretário acrescenta que a expectativa é de que, a partir de agosto, o Brasil possa ter uma solução mais normalizada e com os embarques numa crescente.