terça-feira, julho 22, 2025
News

Brasil reúne líderes de sete países para debater produção global de oleaginosas



Nesta terça-feira (22), a cidade de Foz do Iguaçu sediou o 27º Diálogo Internacional dos Produtores de Oleaginosas (IOPD), evento organizado pela Aprosoja Mato Grosso e Aprosoja Brasil. O encontro reuniu representantes de sete países, Estados Unidos, Alemanha, França, Paraguai, Canadá, Austrália e Brasil, para debater os principais desafios e perspectivas da produção mundial de oleaginosas, como soja e milho.

  • Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱

Lucas Costa Beber, presidente da Aprosoja Mato Grosso, ressaltou a importância do diálogo para discutir temas globais que afetam o setor, incluindo sustentabilidade, tensões comerciais e geopolíticas. Maurício Buffon, presidente da Aprosoja Brasil, reforçou o papel do evento na promoção da segurança alimentar, destacando o objetivo comum de reduzir a fome no mundo por meio da produção agrícola.

O primeiro dia contou com apresentações importantes de representantes americanos, como Mike McCranie, que destacou a necessidade de união entre os produtores internacionais para enfrentar desafios comuns e ampliar as exportações. Também chamou atenção a participação do presidente da Associação Paraguaia de Produtores, Lindemar Cesca, que abordou os impactos da legislação europeia antidesmatamento sobre as exportações de soja do Paraguai.

Além dos temas políticos e comerciais, o evento trouxe palestras técnicas relevantes, como as do economista Daniel Vargas sobre sustentabilidade na produção tropical e do pesquisador Leandro Zancanaro, que apresentou avanços nas pesquisas da Aprosoja Mato Grosso. O diretor da Agrometrika, Fernando Pimentel, analisou o mercado global da soja em um cenário de tensões geopolíticas crescentes.

Para encerrar o dia, Felipe Spaniol, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, discutiu os potenciais impactos da legislação europeia sobre o desmatamento para o agronegócio brasileiro. O 27º IOPD reforçou a importância da colaboração internacional entre produtores para garantir uma produção sustentável e equilibrada de alimentos, superando desafios comuns em benefício da segurança alimentar global.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *