Ex-governador de São Paulo e ex-presidente da CBF, José Maria Marin morre aos 93 anos
José Maria Marin, ex-governador de São Paulo e ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), morreu na madrugada deste domingo (20), aos 93 anos, na capital paulista. A causa da morte não foi divulgada até o momento. A informação foi confirmada pela assessoria da CBF.
Marin teve uma carreira marcada tanto pela política quanto pelo futebol. Ele ocupou o cargo de vice-governador de São Paulo entre 1979 e 1982, e assumiu o governo do estado entre 1982 e 1983, durante o regime militar, quando ainda não havia eleições diretas para o cargo.
Depois de sua passagem pela política, Marin presidiu a CBF entre 2012 e 2015, período que antecedeu um dos maiores escândalos da história do futebol mundial. Em 2015, ele foi preso na Suíça, junto a outros dirigentes da Fifa, acusado de envolvimento em um esquema bilionário de corrupção.
Extraditado para os Estados Unidos, Marin foi condenado a quatro anos de prisão por crimes como lavagem de dinheiro, fraude bancária e participação em organização criminosa. Em 2019, o Comitê de Ética da Fifa o considerou culpado por recebimento de propina e o baniu do futebol de forma definitiva. Após cumprir pena, ele retornou ao Brasil em 2020.
*Com informações da Agência Brasil