Encarregado de negócios dos EUA acena com possível adiamento de de tarifaço
O encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, indicou a possibilidade de adiamento da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo após reunião entre o diplomata e o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo no Congresso.
A tarifa estava prevista para entrar em vigor no dia 1º de agosto, mas a sinalização feita por Escobar pode abrir espaço para novas negociações entre os dois países.
Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Brasil cobra resposta dos EUA
O Ministério das Relações Exteriores divulgou na quarta-feira (16) carta enviada para o governo dos EUA sobre o tarifaço anunciada por Donald Trump no dia 9 de julho. No documento, autoridades brasileiras reforçam o pedido de negociação com os norte-americanos, ressaltando que o Brasil está em desvantagem na balança comercial com os EUA. A parte final do texto cobra uma resposta de uma proposta de negociação feita pelo governo brasileiro em 16 de maio de 2025.
“Com base nessas considerações e à luz da urgência do tema, o Governo do Brasil reitera seu interesse em receber comentários do governo dos EUA sobre a proposta brasileira. O Brasil permanece pronto para dialogar com as autoridades americanas e negociar uma solução mutuamente aceitável sobre os aspectos comerciais da agenda bilateral, com o objetivo de preservar e aprofundar o relacionamento histórico entre os dois países e mitigar os impactos negativos da elevação de tarifas em nosso comércio bilateral”, diz trecho do documento.